PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE É UM PSICÓLOGO?

O psicólogo é um profissional da área da saúde que cuida das emoções das pessoas. O psicólogo é indicado a todos que possuem insatisfação e sofrimento em qualquer área, seja relacionada à saúde, profissional, pessoal, amorosa, etc. Ele as ajuda a superar situações difíceis ou problemáticas.

A saúde emocional é o alicerce principal de nossas vidas. Sem saúde emocional, todo o restante fica comprometido!

O QUE É PSICOTERAPIA?

Psicoterapia ou “terapia” como é comumente conhecida, é o nome dado para o “tratamento” ou acompanhamento sob os cuidados de um psicólogo. É um espaço de acolhimento, escuta, cuidado e transformação.

QUAL O OBJETIVO DA PSICOTERAPIA?

O objetivo da psicoterapia é proporcionar alívio para aquele que sofre. Tratar problemas psicológicos como ansiedade, depressão, dificuldades de relacionamentos e, ainda oferecer suporte emocional para os momentos de crise como separações, lutos, perdas, desemprego, adoecimento, etc.
Assim, o psicólogo busca junto ao paciente criar recursos internos para o enfrentamento das questões apresentadas.

POR QUÊ FAZER PSICOTERAPIA?

Porque talvez seja o único espaço onde você pode de fato falar o que sente sem precisar se justificar para as pessoas. Onde você pode verdadeiramente ser escutado, sem receio de críticas, censuras e conselhos cheios de “boas intenções”. Um espaço onde sua fala promove sua transformação, sem cair no abismo do nada.

SE FAZER PSICOTERAPIA É TÃO BOM, POR QUÊ AS PESSOAS RESISTEM EM NÃO FAZER?

Por vários motivos:

  • Imagina-se que seja um tratamento muito dispendioso em termos financeiros “falta de dinheiro”.

  • Mitos e preconceitos: “psicólogo é coisa de louco”. Falta de conhecimento sobre o trabalho do psicólogo.

  • Resistência: Não querer entrar em contato com os problemas. Acreditar, erroneamente, que é mais fácil “deixar pra lá” do que buscar ajuda profissional.

©2019 por Dra. Vera Ferraz. Orgulhosamente criado com Wix.com